Educação é reconhecida com premiação de ‘Destaque no Crescimento da Alfabetização’

Prefeito de Queiroz, Walter Rodrigo e o governador da São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Foto: Prefeitura de Queiroz)

Queiroz foi reconhecida como uma das cidades que aumentou o percentual de leitores dentro da Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo Governo de São Paulo. O resultado foi simbolizado com um troféu “Destaque no Crescimento da Alfabetização”, nesta terça-feira (20), durante cerimônia na Sala São Paulo, na capital, com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, e o prefeito de Queiroz, Walter Rodrigo da Silva.

Em todo o Estado, foram avaliadas mais de 343 mil estudantes, dentro das metas estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras – palavras inventadas ou sem significado – e atingem 97% de precisão na leitura em um texto. O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. 

“Nossos alunos estão a cada dia aprendendo a ler e escrever e isso é reflexo do investimento que nós fazemos na educação. Desde a infraestrutura, as ampliações das creches, a merenda de qualidade e o material didático. Agradeço a todos nossos professores, monitores, diretores e servidores da educação municipal de Queiroz”, declarou Walter Rodrigo.

Na mesma cerimônia, o Governo do Estado lançou o programa “Alfabetiza Juntos SP”, com o objetivo de atingir a alfabetização até os sete anos de idade. A meta é ter 90% de crianças leitoras até 2026, com o envio de material didático aos municípios, formação de professores e aplicação da Avaliação da Fluência Leitura.

Leia também