A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (28), solicitando a colaboração da população diante da limitação de serviços imposta por episódio de incêndio no prédio localizado entre as ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro, na região Central da cidade, onde funciona o Detap (Departamento de Educação no Trânsito e Atendimento ao Público).
No último dia 26 de março, as chamas destruíram toda a mobília, computadores, equipamentos eletrônicos e 12 motocicletas – sendo cinco delas zero quilômetro e outras sete com tempo médio de três anos de uso. Os danos materiais com o incêndio, que a administração municipal acredita ser criminoso, passam de R$ 1 milhão.
A empresa afirma que todos os trabalhos de rotina do setor são realizados de maneira limitada. Os agentes do Detap, por exemplo, que atuam de forma motorizada, agora precisam trabalhar a pé.
Entre as atividades realizadas pelos funcionários, estão o apoio em interdições para realização de obras e manutenções nas vias públicas (rede de saneamento, asfalto, poda de árvores etc.), além de eventos diversos; o acompanhamento em eventos esportivos, como corridas e caminhadas, bem como em procissões religiosas; o controle do fluxo de trânsito para segurança em áreas escolares; o direcionamento do fluxo do trânsito em caso de obstrução ou risco pontual do sistema viário devido a quedas de árvore, de fio energizado, líquido inflamável derramado na via, erosões, etc.; orientação do fluxo do trânsito em caso de congestionamento da via, acidentes ou panes em semáforos devido a oscilações de energia e temporais; entre outros.
Diante da situação, a Emdurb solicita atenção especial aos condutores de veículos e pedestres, para que tenham maior cautela e atenção no trânsito.