A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) realizou uma fiscalização inédita das condições dos ônibus usados pelas empresas que atuam no transporte coletivo urbano, Grande Marília e Sorriso de Marília. Segundo a empresa municipal, equipe de fiscais, com apoio de agentes de Trânsito, monitoraram os veículos por vários dias no Terminal Rodoviário Urbano e em pontos estratégicos nas linhas dos coletivos.
De acordo com a Prefeitura de Marília, foram verificadas datas de fabricação dos ônibus, estado dos pneus, equipamentos de acessibilidade e normas de segurança nos ônibus e respeito aos limites de lotação de passageiros em cada coletivo.
“Iniciamos na atual gestão um planejamento e efetivo trabalho de campo com fiscalização sobre o transporte coletivo urbano em Marília. O prefeito Vinicius Camarinha fez determinação nesse sentido e deu total autonomia ao trabalho da Emdurb e o foco dessas ações são, principalmente, melhorias na segurança e conforto dos usuários dos ônibus urbanos”, afirma o presidente da Emdurb, Paulo Alves.
Os relatórios com as condições e irregularidades encontradas durante a fiscalização foram encaminhados à Procuradoria Geral da Prefeitura de Marília. “O órgão que fez a concessão do transporte coletivo urbano foi a prefeitura e, portanto, cabe à Procuradoria analisar o relatório e tomar medidas que julgar necessárias em relação ao contrato de concessão”, explica o presidente da Emdurb.
Apesar de os contratos de concessão determinarem idade máxima de 10 anos de fabricação dos veículos e média de até quatro anos na frota que circula na cidade, os fiscais flagraram ônibus da empresa Sorriso com mais de dez anos de fabricação circulando. “Notificamos a empresa, que tomou as providências sobre esse absurdo. Agora, como já salientado, cabe à Procuradoria Geral da Prefeitura analisar o caso”, conclui Paulo Alves.
Usuários do transporte coletivo urbano que verificarem irregularidades nos ônibus também podem encaminhar denúncias (com local, horário, fotos ou vídeos) à Emdurb pelo telefone (14) 3402-1000.