A Secretaria de Saúde de Queiroz, por meio da Vigilância Sanitária e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, fez uma ação noturna de prevenção contra o ataque de escorpiões nas escolas municipais. A busca ativa pelo animal é realizada com a intenção de evitar acidentes junto aos estudantes durante o atual ano letivo.
Os trabalhos foram realizados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “João Assunção Lopes Dão”, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “José Vitalino Filho – Zezito” e na creche “Elena Cândida da Silva”. Todas elas são administradas pela Prefeitura de Queiroz.
De acordo com o Executivo, foram usadas lanternas com luz ultravioleta, já que os escorpiões ficam com um brilho fluorescente por ter o corpo sensível a esse tipo de iluminação. A ação foi feita nos prédios das escolas e também nos arredores.
A administração municipal não divulgou se existem casos na cidade de pessoas picadas pelo animal, mas, no ano passado, em todo o estado foram contabilizados 49.381 registros, segundo a Secretaria Estadual de Saúde – número recorde de ataques de escorpiões em um único ano. A quantidade de ocorrências é a mais alta desde 1988, quando foi iniciada a estatística, e 13% maior do que em 2022, quando houve 43.817 casos. Em relação aos óbitos, foram sete em 2023, contra 11 em 2022.
No final do mês passado, o Governo de São Paulo lançou o Mapa Interativo, desenvolvido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, com informações necessárias para buscar ajuda em emergências, sobretudo, no período quente e chuvoso, época em que este tipo de acidente mais acontece.