Exame de sangue de casa em casa começa a ser feito em cachorros

De hoje (10) até setembro, a Secretaria de Saúde de Queiroz, através da Vigilância Sanitária, vai realizar a coleta de sangue em cachorros, de casa em casa, para exames de detecção da leishmaniose.

O serviço é de graça para toda a população e tem início nesta semana como parte das ações da Semana de Combate à Leishmaniose.

Segundo a diretora de Saúde de Queiroz, Francislaine Souza, nos meses de junho e julho foi feita uma vistoria em todos os bairros para encontrar possíveis focos de criadouros do mosquito-palha, inseto que transmite a doença entre cães e até para humanos.

Neste mesmo período também houve o levantamento da quantidade de cachorros no município, chegando a 823 identificados. “Essa coleta de sangue é a segunda parte da ação, com teste rápido nos animais e com contraprova para aqueles que receberem o resultado positivo.”

No ano passado, não foi registrado nenhum caso de leishmaniose entre cachorros em Queiroz.

Já nos primeiros seis meses de 2023, foi encontrado um animal com a doença e identificado em clínica particular, que fica responsável por notificar a Vigilância Sanitária da cidade.

O chamado inquérito canino, que é o exame de sangue feito de casa em casa, não é realizado desde 2019, quando 14 animais testaram positivo para a doença. A ação foi interrompida por conta da pandemia de covid-19.

Leia também