sexta-feira, 5
de
setembro
de
2025
☁️ 17°C

HC recebe novo equipamento de tomografia para serviço de radioterapia

Chegada do tomógrafo ao HC, que fica na zona Sul; mais tranquilidade aos pacientes - Foto: Reprodução/Internet

O HC (Hospital das Clínicas) anunciou a chegada de um novo equipamento de tomografia para o serviço de radioterapia. Segundo material divulgado nas redes sociais da instituição de saúde, o aparelho vai facilitar o tratamento dos pacientes, já que com sua implementação eles não vão precisar se deslocar para outro local para fazer exames, pois estará instalado no Núcleo de Radioterapia.

O anúncio da chegada do moderno equipamento ao hospital, que fica na região Sul de Marília, foi feito no último dia 18. “Por ser um equipamento exclusivo, está configurado permanentemente para as necessidades do setor, permitindo, inclusive ao médico radioterapeuta, a realização de um novo exame, a qualquer tempo, para verificar a resposta tumoral frente ao tratamento”, destaca o material.

Conforme o HC, o tomógrafo terá papel fundamental no planejamento e execução do tratamento dos pacientes. Ele é adaptado com acessórios específicos e utilizado na radioterapia externa (que faz uso do acelerador linear) e interna (braquiterapia), podendo realizar tratamento de braquiterapia tridimensional, que será ofertada pelo hospital. “A tomografia permite identificar com precisão os volumes tumorais e as estruturas adjacentes, como órgãos saudáveis. Isso garante que a radiação seja direcionada especificamente ao tumor, minimizando danos aos tecidos saudáveis”, explica a instituição.

Por meio das imagens da tomografia, será possível verificar o volume tumoral e a margem de segurança ao redor do tumor, informações importantes para garantir que a área potencialmente afetada pela doença receba radiação. “Ainda na etapa do planejamento do tratamento, ajuda [tomógrafo] a determinar os melhores ângulos de incidência para a radiação e a configuração do feixe. Considerando a chegada de mais um acelerador linear, obtido através do Ministério da Saúde, contar com um novo tomógrafo exclusivo para as demandas de radioterapia nos permite avançar nos tratamentos em termos de precisão, qualidade, quantidade e agilidade dos casos atendidos”, conclui a instituição.

Leia também