Um homem de 37 anos, identificado como Gustavo Henrique Maldonado, morreu na madrugada desta sexta-feira (5) após uma intervenção policial na avenida República, no bairro Palmital, zona Norte de Marília. A ocorrência foi registrada no Plantão Policial como morte decorrente de oposição à intervenção policial.
A Polícia Militar foi acionada via Copom por volta de 1h30, após denúncias de que um indivíduo, empurrando um carrinho de bebê, estaria ameaçando transeuntes com uma arma de fogo. Chegando ao local indicado, os policiais avistaram o suspeito com as características informadas.
Segundo o relato da equipe, ao notar a presença policial, Gustavo levantou as mãos inicialmente, mas recusou-se a obedecer à ordem de virar de costas, repetindo de forma reiterada que “iria matar todos”.
Durante a abordagem, o homem levou as mãos à cintura e sacou um objeto, expondo o que parecia ser a coronha de uma arma de fogo. Diante da ameaça iminente, os policiais efetuaram disparos para repelir a agressão. Mesmo atingido e no chão, o suspeito insistia em segurar o objeto na cintura, sendo necessários novos disparos até que ele arremessasse a arma.
Após a contenção, constatou-se que o objeto se tratava de um simulacro de pistola. O socorro médico foi acionado imediatamente e Gustavo foi encaminhado com vida ao Hospital das Clínicas (HC) de Marília, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade hospitalar.
A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram no local para realizar a perícia e recolheram os projéteis e o simulacro. As armas dos policiais militares envolvidos na ocorrência, duas pistolas Glock calibre .40, também foram apreendidas para os exames periciais de praxe.
A Polícia Civil investigará o caso e já levantou a existência de câmeras de monitoramento em estabelecimentos comerciais próximos que poderão auxiliar no inquérito.