Marília está entre os cinco municípios paulistas escolhidos para testar o aplicativo CLIC, uma ferramenta inovadora para o combate à dengue. O termo de compromisso foi assinado na última quinta-feira (27), em audiência na Secretaria de Estado da Saúde, com a presença do prefeito Vinicius Camarinha e da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
O CLIC foi desenvolvido pelo THP (The Human Project) e envolve a participação da comunidade no monitoramento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Essa tecnologia será mais um reforço no enfrentamento à dengue em nossa cidade”, destacou Paloma.
O THP é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve Tecnologias Sociais para combater a pobreza e promover o desenvolvimento humano. Desde 2010, já beneficiou mais de 60 mil pessoas em 62 municípios de 12 estados brasileiros.
ESCOLHA /Para Vinicius Camarinha, a escolha de Marília para o projeto reforça a credibilidade do município. “Foram selecionadas apenas cinco cidades, e Marília está entre elas. É um reconhecimento do nosso trabalho e um avanço no combate à dengue”, afirmou o prefeito.
Durante a cerimônia, Camarinha reencontrou Jean Gorinchteyn, ex-secretário estadual da Saúde e atual secretário de São Bernardo do Campo, outro município que participará do projeto. “Vinicius tem um olhar cuidadoso com a população e foi fundamental na pandemia. Marília está em boas mãos”, disse Gorinchteyn.