quinta-feira, 4
de
dezembro
de
2025
☁️ 23°C

Município assina convênio com a Caixa para receber R$ 42 milhões para drenagem urbana

Verba federal não exige contrapartida e será aplicada em regiões afetadas por alagamentos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília firmou, na manhã desta quarta-feira (3), um convênio com a Caixa Econômica Federal para o recebimento de R$ 42.584.825,00 destinados a obras de drenagem urbana. O recurso, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025 – Drenagem), é a fundo perdido, sem necessidade de contrapartida municipal.

A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Vinicius Camarinha, que recebeu representantes da Caixa acompanhado do secretário de Infraestrutura, Johnny Mota, e da diretora de Controle de Convênios, Geórgia Guedes. Segundo o chefe do Executivo, o investimento representa mais um avanço para Marília. “Recuperamos a credibilidade do município em trazer projetos e recursos estaduais e federais. Temos portas abertas nos governos estadual e federal e estamos trazendo obras que melhoram a vida das pessoas. Estamos cuidando de Marília de verdade”, afirmou.

Os recursos serão aplicados na construção e adequação do sistema de drenagem em pontos críticos da cidade, especialmente na rua Assad Haddad, no Parque das Indústrias, Parque das Esmeraldas e parte do Jóquei Clube. Atualmente, a via recebe grande volume de água sem canalização adequada, provocando frequentes alagamentos em períodos de chuva.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o projeto prevê a construção de um canal para direcionamento da grande vazão de águas pluviais em área urbana, além de uma travessia pela SP-294. Após cruzar a rodovia, o fluxo seguirá por um canal a céu aberto composto por gabiões, instalado em área verde. A obra também busca corrigir a drenagem insuficiente do Parque das Esmeraldas, que não comporta o atual volume de escoamento.

A expectativa é que as etapas do convênio sejam concluídas após o envio da documentação necessária e que o processo licitatório das obras ocorra no próximo ano. Segundo a administração municipal, a intervenção deve reduzir riscos de alagamentos e oferecer maior segurança a moradores e motoristas que circulam pela região.

Leia também