terça-feira, 14
de
janeiro
de
2025
☁️ 22°C

Para enfrentar dengue, oito postos de Marília vão abrir até 19h e terão reforço médico

Unidade de saúde Cascata é uma das que terá reforço na equipe para a dengue. Foto: Assessoria de Imprensa

Após a abertura de crédito adicional no Orçamento vigente de Marília para ações de enfrentamento da epidemia da dengue, a prefeitura anunciou, no último dia 12, que oito unidades de saúde da rede básica vão estender o horário de atendimento até as 19h. Esses postos contarão com um médico a mais nas equipes, que atenderá pacientes com sintomas da doença a partir das 13h.

Essas medidas, como anunciado pelo O DIA na edição da última sexta-feira (12), fazem parte do Plano de Contingência contra arboviroses. A extensão do expediente e o reforço nas equipes médicas ocorrem a partir de segunda-feira, dia 15, nas unidades de saúde Santa Antonieta, São Judas, Castelo Branco, Chico Mendes, Alto Cafezal, Cascata, Nova Marília e Jardim Planalto. Estas áreas concentram 802 casos de dengue, 18,8% do total até o boletim da 14ª semana epidemiológica, encerrada em 8 de abril.

Em nota encaminhada à imprensa para anunciar a implantação destas ações do plano, o secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, destaca que as medidas vão ao encontro da portaria do Ministério da Saúde instituída para o combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika, e para a proteção da população.

Marília já soma quase 4,3 mil casos da doença este ano, com sete mortes por complicações até o fechamento desta matéria. Apenas na última semana, foram mais 499 registros positivos. Além das medidas anunciadas, o plano prevê a instalação de polos de hidratação, inclusive no ginásio de esportes da avenida Santo Antonio, o “Neusa Galeti”.

Ainda conforme o município, as medidas de combate ao vetor da dengue continuam em várias frentes, como a aplicação de nebulização nos bairros e monitoramento das equipes de agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Novas ações estão sendo discutidas pelo comitê intersetorial montado para enfrentamento da epidemia.

Leia também