segunda-feira, 13
de
janeiro
de
2025
☁️ 22°C

Paróquias dão início à programação da Semana Santa em Marília neste domingo

Padre Tiago Barbosa durante a celebração da Sexta-feira Santa no ano passado. (Foto: Pascom)

As paróquias de Marília iniciam neste domingo, dia 24, a programação da Semana Santa com a procissão e a missa dos Ramos, que simbolizam a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e antecedem o Tríduo Pascal. Neste dia, também é realizada a Coleta da Solidariedade, parte da Campanha da Fraternidade, que em 2024 tem o tema “Fraternidade e Amizade Social”. Todo o recurso arrecadado é destinado aos projetos sociais desenvolvidos pela Igreja.

Segundo o padre Tiago Barbosa, da Pastoral da Comunicação da Diocese de Marília, como parte da programação da Semana Santa ocorre a missa dos Santos Óleos em Osvaldo Cruz na terça-feira, dia 26. “Na Quinta-feira Santa [28], iniciamos o Tríduo Pascal, celebrando a Ceia do Senhor, com o gesto do Lava-pés, e depois as igrejas ficam abertas para a vigília eucarística. Na Sexta-feira [29], na celebração das 15h, lembramos a entrega de Cristo na cruz, seu esvaziamento por nós, por amor. Já no sábado à noite [30], temos a Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias. Como Igreja, vamos, com velas nas mãos, anunciar a grande alegria da ressurreição, o grande alento de nossas vidas”.

O padre lembra que no domingo (31) as paróquias dão continuidade à festa da Páscoa. “Que é a festa dos irmãos, da alegria, do respeito, de um Deus que, de tão grande, se faz pequeno e vem sentar conosco à mesa, renovando-nos em sua ressurreição, vencendo a morte, o pecado, a escuridão, as trevas. Ele nos mostra que devemos ir além da discórdia, das brigas e intrigas e vivermos como irmãos”.

A Semana Santa, ainda segundo Barbosa, é a “manifestação da obediência de Cristo a Deus Pai para servir a humanidade”. “E nós também devemos ser obedientes e participarmos com fidelidade das celebrações. A partir da morte de Cristo, somos chamados a morrer para o nosso egoísmo e, com sua ressurreição, a vivermos uma vida nova, de união”.

Leia também