sexta-feira, 11
de
julho
de
2025
🌞 14°C

Playground do Bosque Municipal recebe melhorias para garantir mais segurança às crianças

Prefeitura de Marília investe em manutenção e peças exclusivas para o espaço infantil - Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Marília promoveu melhorias no playground do Bosque Municipal Rangel Pietraróia, com foco na segurança das crianças que utilizam os brinquedos. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, incluiu a substituição do sistema de fixação dos balanços por peças novas e exclusivas, projetadas especialmente para o local, seguindo padrões de segurança voltados ao público infantil.

Anteriormente, os balanços eram fixados com parafusos que se desgastavam com o uso contínuo, exigindo manutenção constante e oferecendo risco de rompimento. Agora, cada balanço conta com duas peças com rolamentos, totalizando 24 novas unidades em 12 equipamentos, o que garante mais estabilidade, conforto e menor desgaste das partes metálicas.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Rodrigo Más, a troca faz parte de um plano contínuo de revitalização do parque. “Identificamos a necessidade da substituição dessas peças após vistoria completa no playground. Além disso, fizemos a supressão de árvores com risco iminente de queda. O foco é garantir um espaço público seguro e acolhedor para as famílias.”

As melhorias no bosque fazem parte de um cronograma permanente de manutenção das áreas verdes da cidade, com atenção especial aos espaços de lazer e convívio.

QUEDAS /Dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) mostram que, somente em 2023, mais de 33 mil crianças com menos de 10 anos foram internadas no SUS devido a quedas. Entre 2014 e 2023, o total de internações nessa faixa etária ultrapassou 335 mil casos.

A maioria das ocorrências envolve crianças de 5 a 9 anos (197 mil), seguidas pelas de 1 a 4 anos (111 mil) e bebês com menos de 1 ano (26 mil). As principais causas são escorregões, tropeços, quedas da cama, de escadas, de árvores, mobílias e em parques e playgrounds.

A SBP destaca que grande parte desses acidentes poderia ser evitada com medidas simples de prevenção, como supervisão constante e manutenção adequada dos espaços frequentados por crianças.

Leia também