O prefeito de Quintana, Fernando Itapuã, esteve na última semana no Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), em Brasília, onde se reuniu com o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos Júnior, para defender a criação da Câmara Setorial do Amendoim.
A Câmara Setorial do Amendoim é um fórum que reúne produtores, entidades governamentais e pesquisadores para discutir e instituir ações com o objetivo de melhorar a qualidade, a produtividade e o desenvolvimento desse setor, especialmente no estado de São Paulo, que lidera a produção no país.
Segundo o secretário, o projeto está em processo de implementação. Nas redes sociais, ele destacou que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, faz questão de que todas as demandas sejam analisadas e que, no caso do amendoim, precisam ser atendidas. A Câmara Setorial do Amendoim será a 40ª a ser instalada no país.
O prefeito Fernando Itapuã agradeceu e parabenizou o ministro pela iniciativa de criar uma câmara técnica para discutir e aprimorar a qualidade do amendoim. Participaram da reunião o responsável pelas Câmaras Setoriais do Mapa, Guilherme Werneck, e o diretor de Convênios do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi.
Quintana se destaca como grande produtora da cultura e integra o “corredor do amendoim”, que se estende por Marília e Tupã. Anualmente, a cidade comemora essa vocação com a Festa do Amendoim, que valoriza sua identidade econômica.