Até o dia 19 deste mês, a Prefeitura de Oriente receberá propostas de registro de preços para futura compra de uniformes para a rede municipal de ensino. O contrato, com prazo inicial de um ano, tem valor total previsto em quase R$ 280 mil.
São solicitados no edital dez itens, que juntos somam 4.750 unidades, entre camisetas de manga curta, de manga longa e cavadas, bermudas, calças e jaquetas. A administração municipal também especifica que um dos produtos deverá ser térmico e com proteção UV (ultravioleta).
No documento, é detalhado que as camisetas deverão ser na cor cinza, em malha fria de poliéster, 33% viscose, com recorte em azul marinho na cava da manga e decote redondo. Na frente, ficará estampado o brasão da cidade e, nas costas, deverá conter os dizeres “Prefeitura Municipal de Oriente”, em azul marinho. Já as bermudas e calças também deverão ser em azul marinho e constar o brasão de Oriente na perna esquerda. A jaqueta, da mesma cor, será com fechamento frontal em zíper.
Segundo a administração municipal, a compra se faz necessária, já que o uniforme distingue os estudantes e promove a integração à instituição de ensino, colocando as crianças e adolescentes em uma “condição de maior equidade ao minimizar as desigualdades provocadas pelas diferenças sociais”. O Executivo reforça que a roupa também funciona como uma ferramenta de identificação, reforçando o sentimento de pertencimento ao grupo escolar, o que é crucial para o desenvolvimento psicossocial dos alunos.
Os estudantes da rede municipal de ensino de Oriente retornaram às aulas na última segunda-feira (3). O calendário letivo começou para as crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º, e também para as que integram a Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Professor Joaquim Silva”.