Ontem, a cidade de Garça foi abalada pela notícia do suicídio de uma jovem de apenas 20 anos de idade. Mais importante do que noticiar a tragédia que afeta toda a comunidade, é focar na prevenção e no apoio emocional de quem precisa de ajuda.
Por isso, é de suma importância ressaltar os recursos disponíveis na nossa comunidade para prevenir que esses casos aconteçam.
O CVV, Centro de Valorização da Vida, é uma associação civil que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas pessoas. Foi fundado em São Paulo, em 1962, reconhecido de utilidade pública federal e presta serviço gratuito.
Conversamos com Fernanda Ferreira, que é Coordenadora de Comunicação do posto CVV de Marília. Ela nos contou sobre como funciona a atuação do posto e destacou os recursos disponíveis na comunidade.
“Em Marília, o nosso posto físico fica no terminal rodoviário. Lá nós não fazemos atendimento presencial, porque como nosso serviço é todo anônimo, ele se dá pelo telefone 188. O que nós fazemos é participar de palestras e conversas que levem à prevenção do suicídio”, comenta Fernanda.
Ela ressalta ainda que o serviço conta com voluntários 24 horas por dia para atender as ligações. “Nós acreditamos que quando a pessoa fala com um ouvido amigo que pode ajudá-la, isso é restaurador”.
A notícia que você acabou de ler é um lembrete da importância de cuidar uns dos outros e buscar ajuda quando necessário.