sexta-feira, 21
de
março
de
2025
⛅ 19°C

Quintana promove oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Objetivo dos projetos é acolher as crianças da cidade (Foto: Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Quintana iniciou as oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, projeto pioneiro para promover integração, aprendizado e desenvolvimento para as crianças e adolescentes do município. Serviço começou a ser oferecido à população no mês de janeiro e atende crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade. Objetivo do trabalho é garantir o vínculo familiar e comunitário.

De acordo com a coordenadora e diretora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Fernanda Figueiredo da Silva, os encontros são promovidos de segunda a quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino. “São desenvolvidos os temas socioeducativos com rodas de conversas, dinâmicas e trabalhos manuais. As temáticas são elaboradas pelas orientadoras sociais juntamente com a psicóloga do Cras. Observamos que as crianças e adolescentes são comunicativos e participativos, expõem suas ideias e desenvolvem sua criatividade”, explicou.

Segundo o prefeito Fernando Itapuã, o propósito dos projetos é acolher as crianças da cidade. “Nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, oferecendo oportunidades reais de crescimento pessoal e social. Queremos que nossas crianças se sintam acolhidas, compreendidas e capacitadas para enfrentarem os desafios da vida com segurança e confiança.”

A oficina Árvore dos Sentimentos e das Emoções, por exemplo, é uma atividade interativa promovida pelo Cras. Por meio dessa ação, as crianças aprendem a reconhecer e lidar com suas emoções de forma saudável. Outra oficina é a de Coordenação de Especialistas, realizada pela psicóloga Jaine Jassanã e pelas orientadoras sociais Antônia Cristina Amorim e Daniela Marques.

Entre os benefícios das iniciativas, destacam-se o fortalecimento da autoestima e habilidades socioemocionais, a promoção de um ambiente harmonioso e saudável para o desenvolvimento integral das crianças e a contribuição direta para a saúde mental e bem-estar dos jovens.

Leia também