Receita Federal alerta sobre o risco de golpe ao declarar o imposto

Criminosos usam aplicativo pirata para roubar dados pessoais e financeiros das vítimas. Foto: Receita Federal/Divulgação

Os contribuintes de Marília e região que ainda não fizeram a declaração do imposto de renda devem ficar atentos, não só com o prazo de entrega da prestação de contas, como também com a atuação de criminosos. Eles estão se aproveitando do período para aplicar golpes por meio de aplicativos falsificados.

O alerta é do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal. O órgão identificou a atividade de fraudadores e fez o comunicado à Receita Federal, destacando que estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original, inclusive reproduzindo a logomarca. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

Para evitar cair em um desses golpes, a Receita recomenda que o contribuinte baixe somente o aplicativo disponível no site oficial, que também está disponível para Android e iOS. O órgão também reforça que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa se tornou outra prática comum dos estelionatários.

A declaração do imposto de renda deve ser feita até o dia 31 de maio. Em Marília, até agora, foram feitas mais de 20 mil prestações de contas com o Leão. Mais de 60% no modelo simplificado e 76,3% com direito a restituição. O número de declarações feitas dentro do prazo nos últimos anos só subiu. Em 2021, foram 56.175, em 2022, 60.016 e, no ano passado, 67.695.

Leia também