A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que atende diversos municípios da região, entre eles Alvinlândia e Ubirajara, continua passando pelo processo de desestatização proposto pelo governo estadual. Para essa mudança acontecer, foi aprovada a nova governança e detalhado o modelo da oferta pública de ações da empresa.
Até sexta-feira (28), os investidores poderão apresentar propostas de preço por 15% da Sabesp. Os dois investidores de referência selecionados serão anunciados no mesmo dia, após o fechamento do mercado. Já o bookbuilding terá início em 1 de julho e vai até 15 de julho, onde serão oferecidos cerca de 17% das ações da companhia.
Neste período, os investidores aptos a operar no mercado de ações, inclusive pessoas físicas, poderão apresentar ordens nos dois books abertos, por meio de suas corretoras. O investidor de referência selecionado será divulgado no dia 15 de julho. Na sequência, em 18 de julho será fechado o preço final da oferta pública. A liquidação e o encerramento serão em 22 de julho.
No fim de maio, o Conselho Deliberativo da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste aprovou o novo contrato de concessão da Sabesp e anexos fundamentais para investimentos previstos de R$ 68 bilhões para universalização do saneamento até 2029 e R$ 260 bilhões até 2060.
A assinatura do novo contrato consolidou o modelo de concessão, que prevê universalização antecipada do saneamento até 2029, inclusão da população de áreas rurais e núcleos urbanos informais e redução de tarifas de 10% para quem tem direito às faixas social e vulnerável.