A Prefeitura de Marília está acelerando os processos licitatórios para a construção de novos equipamentos de saúde no município, incluindo o Caps 3 e uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde). Esses projetos foram contemplados pelo Novo PAC do governo federal. Valor total previsto para a contratação é de R$ 3.690.434,48.
O Termo de Referência para a concorrência eletrônica nº 006/2025, publicado na última quinta-feira (27) no Diário Oficial do Município trata da “contratação de empresa para o desenvolvimento do projeto executivo, execução da obra e serviços de engenharia, com a realização de todas as etapas necessárias para a construção da UBS – Porte 3”. O processo ocorrerá no dia 10 de abril.
A nova UBS visa suprir a demanda crescente por atendimento na região Norte da cidade, que tem apresentado crescimento populacional impulsionado por novos empreendimentos imobiliários. Atualmente, as USFs Parque das Nações e Liliana atendem cerca de 10 mil usuários, enfrentando dificuldades de acesso a algumas microáreas. A UBS Santa Antonieta, também na região, atende outros 10 mil usuários.
A construção da UBS Porte 3 foi justificada pela prefeitura devido às limitações da atual USF Parque das Nações. A estrutura física dificulta o acesso de pessoas com deficiência. A nova unidade permitirá a implantação de novas equipes de saúde da família e oferecerá melhores condições de atendimento à população.