Marília realiza, no dia 30, o ato público “Caminhada pela Vida – Janeiro Branco”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde. Para participar, basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 8h, na avenida das Esmeraldas, 5.
O objetivo é chamar a atenção para hábitos saudáveis de vida e para a saúde mental. Todos os postos da rede municipal são porta de entrada para o atendimento à saúde mental e mais dois centros psicossociais, o Caps Adulto e o Caps Infantil. Segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, têm prevenção e tratamento.
Podem ser considerados como um alerta para a saúde mental a insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações no apetite; mudanças repentinas de humor; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros.
A equipe técnica de Saúde Mental promove este mês, em todas as 52 unidades de saúde de Marília, a campanha “Janeiro Branco”, que amplifica a mensagem permanente de alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população.