A Prefeitura de Ubirajara sancionou, no último dia 19, a Lei nº 07/2025, que institui o Programa Emergencial Bolsa do Povo Educação Municipal, também conhecido como Frente de Trabalho da Educação. O programa tem caráter assistencial, é temporário e remunerado, e visa suprir necessidades excepcionais da rede pública municipal de ensino. Os interessados em participar podem se inscrever até as 15h30 desta quarta-feira (26).
De acordo com a lei, o programa busca fortalecer o vínculo entre família e escola, intensificar a busca ativa de alunos, garantir protocolos sanitários e oferecer apoio aos estudantes nas atividades pedagógicas. Os beneficiários atuarão em atividades como acompanhamento de alunos, apoio à gestão escolar e suporte aos professores e demais funcionários da educação.
Poderão se beneficiar do programa os responsáveis por estudantes matriculados na rede pública municipal e estadual, alunos do ensino superior em áreas correlatas à educação e profissionais já formados. Os participantes devem ter entre 18 e 59 anos e residir em Ubirajara, estando desempregados há pelo menos três meses.
Será realizada uma jornada de cinco horas diárias, totalizando 25 horas semanais, e receberão um auxílio financeiro correspondente a 60% do salário mínimo nacional, corrigido anualmente. Ou seja, de R$ 910,80 atualmente. O programa não caracteriza vínculo empregatício.
INSCRIÇÕES /Para a inscrição, é necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, atestado de matrícula ou diploma do ensino superior ou técnico e declaração de matrícula do estudante na rede de ensino estadual ou municipal. Os documentos devem ser entregues das 7h30 às 11h e das 13h às 15h30, na Secretaria da Educação de Ubirajara, situada na rua Major Leônidas Vieira, 455, Centro, até esta quarta-feira (26).
A prova para seleção (usada apenas para classificação dos candidatos, e não eliminação) será na sexta-feira (28), às 19h, na Emef Dr. Haroldo Sérgio Bocarde Motta, na rua José Francisco Leonel, nº 55. A prova consiste na produção de um texto de 15 linhas descrevendo as funções do candidato, onde serão avaliadas a ortografia, gramática, pontuação e coerência.
A seleção dos candidatos ocorrerá mediante análise documental, redação e critérios de desempate, como idade e número de filhos.