quinta-feira, 20
de
março
de
2025
⛅ 20°C

Vinicius autoriza pacote de investimentos para UPA Norte e PA Sul

Assinatura de cinco termos de autorização na UPA Norte, nesta sexta-feira (Foto: Laylla Fiore)

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (8), uma série de investimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte e no PA (Pronto Atendimento) Sul. O chefe do Executivo visitou ambas as unidades de saúde, onde conversou com pacientes e constatou diversos problemas.

Entre os serviços autorizados, estão a reforma nas instalações dos locais. No PA Sul, será realizada a pintura interna e externa, troca de equipamentos de ar condicionado, substituição de portas para atender às necessidades de segurança e acessibilidade, bem como a implantação de um espaço para crianças. Já na UPA Norte, além dos trabalhos já citados, ainda haverá a reforma do telhado e a compra de um transformador.

Para as duas unidades, Vinicius também aprovou a aquisição de móveis e equipamentos como cadeiras estofadas para recepção, macas, cadeiras de rodas e outros mobiliários que forem considerados necessários para a acessibilidade e conforto dos pacientes e funcionários. Outra novidade é o “Transporte do Cuidado”, que vai deslocar gratuitamente pacientes aos polos de atendimento à dengue.

Por fim, foi anunciada a disponibilização de 30 leitos para retaguarda de atendidos na UPA e PA.

DIFICULDADES /A diretora administrativa da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Maria de Fátima Silva Romão, aproveitou o momento para expor as adversidades enfrentadas pela entidade responsável pela gestão da UPA e PA, principalmente diante da epidemia de dengue.

“Estamos com lotação máxima no hospital, tivemos dificuldade em encaminhar os pacientes da UPA e PA, porque infelizmente não tem leito. A gente entende que a população está sofrendo, mas esta é a situação. Estamos enfrentando um descaso de oito anos. É de conhecimento de todos que a gestão anterior deixou uma dívida gigantesca. […] Estamos colocando recurso particular para poder sustentar essas unidades”, afirmou.

O prefeito Vinicius Camarinha confirmou que a atual gestão está em dia com o pagamento, mas destacou que tanto a população quanto a ABHU foram “vítimas” do governo passado. Sobre a situação em que as unidades se encontram, Vinicius julgou “inaceitável”. “E hoje estamos fazendo esses anúncios para virar o jogo”, declarou.

Leia também