Quem disputa uma vaga em universidade do Estado agora tem mais um meio de tentar cursar o ensino superior com o Provão Paulista, processo seletivo criado pela Secretaria da Educação de São Paulo.
A nova avaliação poderá ser utilizada como entrada direta para 20 mil vagas nas principais universidades públicas de São Paulo: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas), UNESP (Universidade Estadual Paulista) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
A prova será aplicada para os alunos de todas as séries do ensino médio, mas já em 2023, em novembro, os resultados do exame poderão ser usados para entrada dos estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Segundo o Governo de São Paulo, mais que o incentivo à entrada no ensino superior, a ação servirá diretamente como combate ao abandono e evasão do ensino médio. No próximo ano, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do ensino médio. E A partir de 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.
Em nota divulgada no Jornal da USP, o pró-reitor de graduação, Aluísio Segurado, afirmou que um dos principais desafios da universidade é aumentar o interesse do estudante da rede pública, possibilidade que poderá ser ampliada com a adoção da “Prova Paulista”.