Dia D reforça alerta para cuidados contra a dengue; casos já somam 1.895

Foram realizadas atividades educativas e ações de controle de larvas. (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (1°), moradores e empresas de Marília puderam participar de diversas atividades educativas do ‘Dia D’ contra a dengue. Efetuada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação também contou com ações de controle para extermínio das larvas do mosquito Aedes aegypti e seus criadouros.

Os pacientes que buscaram atendimento em uma das 60 unidades de saúde do município receberam materiais e informações sobre o atual plano de combate à doença, além de alertas como o número de casos confirmados na região em que moram. 

A iniciativa também incluiu aplicação de inseticida com bomba costal em pontos estratégicos como, por exemplo, locais que abrigam reciclagem e ferro-velho. Houve ainda acompanhamento em canteiro de obras com a retirada de materiais que continham água parada e tratamentos com larvicida em reservatórios não-removíveis.

Combate

Ainda na sexta-feira (1), o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue reuniu-se novamente para traçar estratégias que visam o enfrentamento da doença. Atualmente, o plano é de atendimento prioritário para pessoas com sintomas da dengue na atenção básica, nebulização nas ruas, limpeza das ruas e atividades educativas em todas as Secretarias. Segundo a prefeitura, a Educação também receberá um trabalho especial a partir desta semana.


Casos

Até o momento, Marília contabiliza 1.895 casos confirmados de dengue, além de cinco mortes pela doença. A incidência já chega a 820.6 casos a cada 100 mil habitantes.

Leia também