Até o próximo dia 8 o Centro de Especialidades de Queiroz está recebendo inscrições para participação no Projeto “Nutrindo Saúde”, que é a formação do grupo de cuidados com sobrepeso e obesidade para pessoas a partir dos 18 anos de idade e com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima dos 35kg/m².
O acompanhamento está previsto para começar na última semana de agosto, de forma presencial e também por troca de mensagens por aplicativo de celular.
Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades, Solange Fernandes, os interessados vão ter registrados os dados pessoais, número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e possíveis comorbidades, como diabetes e hipertensão.
Também vão passar por consulta agendada com nutricionista, onde será feita a antropometria, que é o cálculo do peso e altura do paciente para saber o IMC. Será neste momento que o morador receberá a aprovação ou não para participar do projeto.
Todas as ações serão feitas com o apoio da Diretoria de Saúde e Prefeitura de Queiroz, dentro das diretrizes do DRS (Departamento Regional de Saúde), que tem a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
Com encaminhamento, o paciente será avaliado sobre a necessidade de prescrição de exames e de acompanhamento por especialista.
Além disso, passará por atendimento com psicólogo, nutricionista (com montagem de cardápios para incentivar hábitos alimentares saudáveis), fisioterapeuta (com sessões de alongamentos) e será incentivado a fazer atividade física.