Assim como em março, o Hemocentro de Marília vai abrir em dois domingos neste mês. E a primeira data é no dia 14, com funcionamento da unidade, que faz parte do complexo HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), das 7h às 12h. No dia 28, o atendimento especial volta a ocorrer, no mesmo horário.
De acordo com monitoramento divulgado pelo Hemocentro nas redes sociais, os estoques de sangue, em sua maioria, operam em situação confortável. Apenas o O negativo está em situação de alerta e o A negativo estável. Apesar disso, a unidade precisa da doação de todos os tipos sanguíneos.
“Esta iniciativa busca dar oportunidade à população de fazer a diferença, contribuindo com doações de sangue e cadastros de medula óssea, ações que podem salvar vidas”, destaca em nota a assessoria de imprensa do complexo de saúde. A proposta é oferecer a quem trabalha no horário de funcionamento normal do Hemocentro um dia alternativo para realizar a doação.
Na abertura em dois domingos de março, foram atendidas 135 pessoas e as doações chegaram a 118. “Ao doar, a pessoa possibilita suporte para tratamentos médicos e emergências. Seu tempo e generosidade podem ser a esperança necessária para alguém enfrentando um momento difícil”, conclui a nota da assessoria de imprensa.
Durante o expediente normal de funcionamento, o Hemocentro de Marília, que fica na rua Lourival Freire, 240, ao lado do Fórum, na região Sul, abre de segunda a sábado, das 7h às 13h. Para a doação é preciso ter de 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos) e apresentar documento oficial com foto. Mais informações no telefone (14) 3434-2541.