Início da campanha de vacinação contra a gripe é antecipado neste mês

Em 2023, a vacinação contra a gripe foi prorrogada diversas vezes para cumprir a meta. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Devido ao aumento da circulação de casos com diferentes tipos de vírus respiratórios, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para o dia 25 de março. Nos anos anteriores a imunização foi realizada entre os meses de abril e maio.

A pasta informou ainda ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados a partir do dia 20 de março. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. Contudo, durante o anúncio de antecipação da campanha, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que infectologistas vêm observando uma mudança no período de circulação de vírus respiratórios no país.

A dose utilizada é a trivalente e conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação. No ano passado, a Prefeitura de Marília teve dificuldades em cumprir a meta de vacinação, que era de 90%. No início de agosto, apenas 40% do grupo prioritário e 26,36% da população em geral tinham recebido o imunizante.

A campanha está prevista para começar com os seguintes grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; entre outros. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Leia também