Inscrições para Olimpíada de Química estão abertas para alunos do ensino médio

A primeira etapa da competição organizada pela USP é com o envio de uma redação. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Até o dia 15 de março, alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas podem se inscrever de forma gratuita na Olimpíada de Química da USP (Universidade de São Paulo), competição de conhecimentos realizada anualmente. A primeira etapa será com o envio de uma redação que deve debater o tema “Química no combate às Fake News”.


Organizada há 27 anos, a iniciativa premia e seleciona anualmente dezenas de estudantes para a etapa nacional do evento, que por sua vez é a porta de acesso para a Olimpíada Internacional e para a Olimpíada Ibero-americana.

De acordo com o professor Mauro Bertotti, docente do Instituto de Química da USP e um dos coordenadores do evento, a Olimpíada de Química de São Paulo tem três grandes objetivos. “Um deles é demonstrar para os alunos do ensino médio que a química é uma ciência interessante e que ela pode trazer benefícios para a sociedade. O segundo é identificar alunos que têm facilidade na área e que podem, em uma etapa posterior, participar da edição nacional e de competições internacionais. O último objetivo é criar um vínculo entre a USP e as escolas paulistas de ensino médio, especialmente as escolas públicas”.

Serão selecionados 150 alunos pelas redações e estes se juntam a outros que participaram de diferentes processos, totalizando cerca de 300 participantes na fase final. A última etapa contará com uma prova de conhecimentos, realizada no dia 8 de junho, a partir das 9h, no Instituto de Química da USP. Os melhores classificados recebem medalhas e premiações em dinheiro.


Os interessados devem enviar o texto no link https://app.fuvest.br/.

Leia também