No próximo domingo (13) é comemorado o Dia dos Pais, e muitas famílias se reúnem durante o almoço para não deixar a data passar em branco.
Por isso, é importante tomar cuidados na hora de comprar alguns pratos, principalmente aqueles prontos e pesados sem a presença do consumidor. É o que alerta o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).
O instituto usa como exemplo de produtos pré-medidos o arroz, feijão e o macarrão.
Todos devem vir embalados com a indicação do peso, já que mesmo com tamanhos iguais, podem conter quantidades diferentes. As bebidas também devem trazer de forma visível o conteúdo líquido informado.
Alimentos comercializados em bandejas, etiquetados pelo próprio estabelecimento, como frios, queijos, carnes, frutas, nozes e castanhas, devem ter suas informações afixadas de forma clara e a indicação de quantidade deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem.
Aves, suínos e peixes congelados não devem considerar na etiqueta a camada de gelo que acaba servindo de proteção para a temperatura do produto.
E os enlatados, como ervilhas, milho, palmito em conserva e frutas ou doces em calda, vendidos juntos com líquidos, precisam mostrar o peso do item também drenado, ou seja, apenas a quantidade do produto principal.