Para Rubens Lovison, colecionar é mais do que um hobby ou um passatempo, é também uma forma de resgate à história e contestar as rápidas mudanças causadas pela modernidade, onde nada é mais palpável. Colecionador de cédulas de dinheiro e moedas há mais de 35 anos, tanto nacionais quanto internacionais, Lovison decidiu se organizar com outros colegas, também colecionadores, para idealizar o 1º Encontro de Colecionadores sediado em Marília.
Com a iniciativa, a cidade passa a fazer parte do Circuito Nacional de Colecionismo e se torna referência para colecionadores da região. Os eventos do circuito ocorrem mensalmente, variando de cidade, e proporcionam encontros para quem deseja buscar conhecimento na área, bem como para quem estiver interessado em adquirir ou vender peças colecionáveis.
Rubens conta que começou a colecionar suas primeiras cédulas e moedas na infância, ainda muito novo. Entre idas e vindas, retomou a atividade na fase adulta, durante a carreira jornalística e, desde então, nunca mais parou. De acordo com o jornalista, ser colecionador é uma forma de preservar o passado. “Eu tenho moedas em minha coleção de 1822, e já me perguntei se existe alguma história por trás. Quem pode me garantir que elas não foram usadas para libertação de uma pessoa escravizada, por exemplo?”, questiona.
O 1º Encontro de Colecionadores de Marília é um evento gratuito que será realizado entre os dias 25 e 28 de abril, a partir das 8h, no Hotel Tenda, localizado na rua Sete de Setembro, 35. O encontro espera receber presenças de grandes expositores e colecionadores da região e de outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com Josmar Rodrigues da Costa, organizador do evento, através do telefone (14) 99747-2217.