O Dezembro Vermelho é o mês de grande mobilização nacional de conscientização sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como o HIV, Aids e sífilis, alertando a todos sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das formas de prevenção, além da proteção dos direitos das pessoas infectadas. De acordo com o mais recente levantamento da Vigilância Epidemiológica, Marília registrou 365 casos de sífilis e 36 de Aids em 2024.
No município, a Secretaria da Saúde promove, até o dia 6 de dezembro, uma campanha informativa com testagem gratuita para HIV e sífilis, em três locais: no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), em frente ao Bom Prato (Centro) e na Feira Noturna Pôr do Sol (Centro). O procedimento é rápido e sigiloso, e representa uma forma eficaz de diagnóstico de doenças que, muitas vezes, demoram a apresentar sintomas.
No SAE, que fica na rua Sete de Setembro, 716, haverá testagem nos períodos que compreendem os dias 25 a 29 de novembro, e 2 a 6 de dezembro, das 7h às 16h. Já no dia 30 de novembro, sábado, o horário será das 7h30 às 16h. Em frente ao Bom Prato, a ação ocorre nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, das 9h às 16h – mesmas datas em que a Feira Notura Pôr do Sol contará com o serviço, mas das 18h às 21h.
De acordo com o Ministério da Saúde, o maior número de infectados por sífilis, por exemplo, são gestantes. No período de 2005 a junho de 2024, o país registrou um total de 713.167 casos de sífilis em gestantes. A taxa de detecção nacional manteve-se em crescimento ao longo de todo o período, atingindo 34 casos por 1.000 nascidos vivos em 2023, dados divulgados em boletim.