domingo, 27
de
abril
de
2025
☁️ 20°C

Nebulização noturna é concluída em mais dois bairros da região Sul

Equipes de nebulização passam nos bairros a partir das 19h30. Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

A Prefeitura de Marília finalizou na noite desta terça-feira (18) mais uma etapa do cronograma de nebulização noturna, conhecida popularmente por fumacê, com inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Equipes percorreram as ruas das áreas da UBS Planalto e da UBS Nova Marília, na região Sul da cidade, por três semanas consecutivas, desde 24 de fevereiro.

Além disso, outras equipes da Divisão Municipal de Zoonoses também trabalham pela terceira semana seguida na região Leste, na área do Cascata/Altaneira. A previsão é que o fumacê nesses bairros termine na semana que vem. Ou seja, os moradores dessa parte do município devem deixar portas e janelas abertas para que o inseticida tenha o efeito desejado.

Segundo a prefeitura, a nebulização noturna, que ocorre sempre a partir das 19h30, tem como objetivo combater o mosquito adulto do Aedes aegypti e é uma medida adicional, utilizada quando a estratégia de prevenção não é suficiente para impedir a proliferação do inseto.

“Estamos finalizando mais duas áreas da zona Sul, chegando a cinco no total, já que entre final de janeiro e o mês de fevereiro, a nossa equipe já tinha feito o trabalho em outras três áreas da região, sendo uma do Quartel da PM (Polícia Militar) até a rua Antônio Pereira da Silva com a avenida Antártica; outra da rua Artur Calina e até próximo ao bairro Azaleia; e a terceira da rua Duarte da Costa até a avenida Francisco da Costa Pimentel em direção ao bairro Nova Marília III”, detalha a secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio.

Já a supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Antonia Dadalto Mariano, afirma que a equipe está monitorando as áreas com maior incidência do mosquito na cidade para programar as próximas ações de nebulização.

“E é sempre importante ressaltar que, para que a ação seja eficaz, precisamos do apoio da população, que deve deixar abertas portas e janelas de suas casas para que o inseticida faça o efeito desejado, eliminando o mosquito Aedes aegypti”, alerta Adriana Antonia Dadalto Mariano.

Também é importante que os moradores chequem seus quintais com frequência e eliminem recipientes que possam acumular água, a fim de evitar novos criadouros do mosquito da dengue.

Leia também