quarta-feira, 4
de
dezembro
de
2024
☁️ 19°C

Herculândia celebra 80 anos de emancipação no próximo fim de semana

Município faz aniversário no próximo sábado e tem programação para celebrar (Foto: Pedro Martins)

No próximo sábado, 30 de novembro, Herculândia completa 80 anos de emancipação política. A cidade foi fundada em 1927 por José Pereira da Silva, conhecido como Pereirinha, às margens do Ribeirão Iacri. Inicialmente chamada Sant’Anna, em homenagem à padroeira do dia de sua fundação, a localidade teve seu nome alterado em 1930 para Herculânea, em homenagem a Herculano de Freitas, professor da Faculdade de Direito de São Paulo, quando o povoado foi elevado a distrito de Glicério. Oito anos depois, foi transferido para Pompeia. Foi só em 1944, entretanto, que Herculândia se tornou município, com novo nome, em território desmembrado de Pompeia e Tupã.

O desenvolvimento inicial do município esteve ligado à cultura do café, que predominou até a década de 1940. Com o tempo, foi substituída por cultivos anuais como amendoim, milho e hortifrutigranjeiros. Na década de 1970, Herculândia se destacou como a maior produtora de amendoim HPS1 do estado de São Paulo, consolidando sua economia na agricultura. Dados da Fundação Seade de 2023 apontam, contudo, que a cana-de-açúcar passou a ser o carro-chefe da produção agropecuária da cidade, correspondendo a 43%, enquanto o amendoim com casca totaliza 37,4%.

Com uma população de 9.125 pessoas, o município apresenta IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,727 e um índice de escolarização de 98,4% entre crianças de 6 a 14 anos.

PROGRAMAÇÃO /As comemorações de aniversário começaram na última segunda-feira (25), com a Cantata de Natal do Projeto Espaço Amigo I. No dia 27, será realizada a Audição do Projeto Guri, às 19h30, no Centro de Convivência do Idoso, na avenida Brasil. Já no dia 29, a programação segue com a reabertura da Casa da Cultura Domingos Rodrigues Gordo, às 19h, juntamente com o lançamento do livro sobre a história de Herculândia, ambos projetos contemplados nos editais PNAB 2024 e Secultur.

No dia 30, a festa continua com o espetáculo “Mudesta Flô” da Action Espaço das Artes de Pompeia, às 19h, no Centro Social João Moreira Emed, dentro do projeto “Artes sem Fronteiras”, com Artes Integradas e Exposição Tátil. No mesmo dia, às 20h30, será realizada a Iluminação de Natal da Praça Prefeito Francisco Rodrigues Simões.

A programação de dezembro inclui o tradicional espetáculo de final de ano do Prodam nos dias 14 e 15, às 20h, que celebrará 30 anos de existência em 2025, e o Pocket Show com Ariana Monteiro, no dia 21, às 21h, no Centro Social João Moreira Emed.

Leia também