quarta-feira, 24
de
junho
de
2026
🌧️ 13°C

Justiça Eleitoral orienta mesários de Marília sobre convocação por e-mail

(Foto: TSE)

A Justiça Eleitoral iniciou a convocação de mesárias e mesários que irão atuar nas eleições gerais de 2026. Em Marília, a orientação foi divulgada pela Prefeitura, a pedido da Justiça Eleitoral, com alerta para que eleitores já cadastrados ou voluntários mantenham os dados atualizados.

A principal mudança neste ano é que a convocação oficial será feita exclusivamente por e-mail. Segundo a Justiça Eleitoral, a alteração segue novas diretrizes de segurança adotadas por plataformas digitais, especialmente relacionadas ao WhatsApp e a outros serviços da Meta.

Com a mudança, as notificações oficiais serão encaminhadas apenas por correio eletrônico. A medida busca garantir maior formalidade, segurança e rastreabilidade nas comunicações institucionais.

Por isso, mesários já cadastrados e eleitores que se voluntariaram para atuar nas eleições devem verificar se o e-mail informado à Justiça Eleitoral está atualizado. A orientação também é acompanhar regularmente a caixa de entrada e conferir pastas como spam e lixo eletrônico.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) também alerta para tentativas de golpe. Mensagens recebidas fora dos canais oficiais devem ser tratadas com desconfiança. Após receber o e-mail de convocação, a confirmação da participação deve ser feita exclusivamente pelos canais da Justiça Eleitoral, como a área do colaborador no portal do TRE-SP ou diretamente no cartório eleitoral.

Segundo a Justiça Eleitoral, ainda não houve a nomeação definitiva de todos os mesários. A etapa atual também tem como objetivo atualizar dados cadastrais, incluindo e-mail, telefone e demais informações de contato.

Podem atuar como mesários eleitores maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral. A preferência é para voluntários e, sempre que possível, para eleitores da mesma seção ou local de votação.

Não podem ser nomeados candidatos, parentes de candidatos até segundo grau, integrantes de diretórios partidários com função executiva, autoridades públicas, agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança do Executivo e servidores da própria Justiça Eleitoral.

Os mesários têm direito a benefícios previstos em lei, como dois dias de folga no trabalho para cada dia de atuação nas eleições ou em treinamentos, auxílio-alimentação de R$ 65 por turno trabalhado, possibilidade de uso da atividade como hora complementar em instituições de ensino conveniadas e vantagem em critérios de desempate em alguns concursos públicos, quando houver previsão em edital.

A Justiça Eleitoral também oferece treinamento prévio, que pode ser realizado de forma presencial ou online, conforme definição de cada cartório eleitoral.

Quem ainda não é mesário, mas deseja participar como voluntário, pode se inscrever pela internet, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.

A campanha nacional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) busca ampliar o número de voluntários e reforça a importância do trabalho dos mesários para o funcionamento das seções eleitorais e a segurança do processo de votação.

Leia também