segunda-feira, 13
de
janeiro
de
2025
🌞 18°C

Mobile garante segurança no HBU

Mobile, aparelho que se assemelha a um celular, é o mais novo aliado do HBU. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Um aparelho que se assemelha a um celular é o mais novo aliado do HBU (Hospital Beneficente Unimar) para garantir 100% de segurança na dispensação de medicamentos aos pacientes internados. O equipamento Mobile garante que a medicação prescrita pelo médico seja separada e encaminhada ao usuário. Todo o sistema é informatizado e integrado à farmácia do hospital, garantindo economia e controle de estoque.

A farmacêutica responsável e gerente de suprimentos do HBU, Tânia Kushikawa Shirayshi, destaca que o uso do sistema Mobile trouxe mais agilidade, controle de estoque e, principalmente, segurança ao paciente. “O objetivo do sistema é promover a segurança do paciente, reduzindo a zero qualquer risco de descaminho ou dosagem errada da medicação”, ressaltou.

O processo começa com o cadastro dos medicamentos, quando dão entrada na farmácia. Eles recebem um QR Code, que vai ser usado em todo o processo, até chegar ao paciente. Tânia explica que, quando o médico prescreve as medicações, é gerado automaticamente via sistema à prescrição médica na farmácia, onde a farmacêutica realiza a avaliação para liberar no mobile.

Os demais profissionais da farmácia, com os dados do paciente e as solicitações dos medicamentos no aparelho Mobile, fazem a leitura do QR Code e dão início à separação. “O processo é 100% seguro, pois o aparelho só faz a leitura se tudo estiver conforme determinado na prescrição médica”, destacou.

A superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o uso do sistema Mobile vem ao encontro dos princípios defendidos pela instituição, que é garantir atendimento humanizado e que promove a plena recuperação dos usuários e com erro zero. “Nós temos uma grande preocupação com as falhas que possam trazer prejuízo ao tratamento dos pacientes atendidos no HBU. Por isso, estamos constantemente fazendo capacitações contra acidentes e outras situações que podem gerar risco”, explicou.

Leia também