Entre abril de 2022 e abril de 2023, o crescimento de empresas em Quintana superou a média nacional, segundo a pesquisa IPC-Maps. No país, aumento foi de 5%, enquanto no município foi um pouco superior: 5,27%, totalizando 1.197 unidades instaladas. Os números foram divulgados a pedido do O DIA e mostram que a atividade de agrobusiness detém a maior parte das empresas ativas: 565 (3,66% a mais que em abril do ano anterior).
Em seguida, vêm os setores de serviços, com 280, crescimento de 11% no período analisado, e o comércio, com 183 em atividade (+ 2,23%). A indústria vem em quarto, com 169 na ativa, mais 4,96% que em abril de 2022.
E esses números vão melhorar, já que grandes empresas estão investindo na cidade. No mês passado, o prefeito Fernando Itapuã anunciou que a Orion Tecnologia & Sistemas Agrícolas protocolou novo pedido de 40 mil metros quadrados de área para instalação em Quintana. Empresa já iniciou obras em área de 10 mil metros quadrados, obtida anteriormente. Agora, serão mais dois barracões. Além disso, Itapuã vem estreitando relações com países como a China em busca de mais investimentos, geração de empregos e renda.
A pesquisa IPC-Maps apresenta o detalhamento do potencial de consumo dos 5.570 municípios do país, com base em dados oficiais. Além disso, traz dados de setores específicos, como o perfil empresarial da cidade.